Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Para dirigentes da Fifa, país não está pronto para Copa

Apesar de discurso oficial da entidade de que está tudo sob controle, dirigentes dizem, sob anonimato, que não poderão permitir outra Copa nestas condições

Publicado por Jean Pires
há 10 anos

Para dirigentes da Fifa pas no est pronto para Copa Caos no metrô: greve em São Paulo é uma das razões para que dirigentes estejam temerosos pela Copa

São Paulo - A manutenção da paralisação do metrô em São Paulo, a possibilidade de uma greve geral, manifestações e a situação dos estádios deixam membros da Fifa em estado de alerta total e cartolas já declararam: o Brasil não está pronto e a Fifa jamais poderá permitir uma nova Copa do Mundo nesta situação.

Oficialmente, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, garante que "está tudo sob controle".

Mas a reportagem falou com vários dos principais dirigentes da Fifa, sob condição de anonimato, e os comentários são radicalmente diferentes da versão oficial, enquanto nos bastidores a entidade exige garantias do governo de que a Copa poderá ocorrer numa situação ideal.

A Fifa fechou uma estratégia para abandonar qualquer discurso alarmista sobre a preparação do Brasil, na esperança de gerar nos torcedores um ambiente de festa e de Copa.

Não por acaso, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, apelou para que o País apresentasse um "ambiente de samba". Mas o discurso cuidadosamente montado contrasta com a realidade das reuniões e os comentários dos dirigentes do futebol mundial.

"Essa situação está revelando que o Brasil não estava pronto. O que estamos vendo é inaceitável", disse um membro do Comitê Executivo da Fifa, na condição de não ter sua identidade revelada.

"Teremos de repensar tudo para os próximos anos. Não se pode dar a Copa a um país que, no fundo, tem outras prioridades e não tem condições de dar condições mínimas nem de segurança", insistiu.

Um dirigente europeu também constatou: "A situação é muito, muito ruim. Sabíamos que as condições não eram ideais, mas acho que poucos tinham a dimensão dos problemas".

O maior temor hoje é com o impacto das paralisações e manifestações. Antes mesmo do início da Copa, a Fifa já sofre com as greve e o trânsito. Durante a semana, membros do comitê responsável pela venda de ingressos tentaram visitar um dos locais de distribuição. Mas o engarrafamento impediu até chegada dos cartolas.

A cúpula da Fifa ainda ficou "assustada" quando, na quinta-feira, o Ministério dos Esportes e os organizadores brasileiros da Copa do Mundo ignoraram as greves e manifestações ao apresentarem à entidade a situação da preparação do Mundial, faltando menos de uma semana para o pontapé inicial. "Nenhuma palavra sobre as greves foi dita", disse um dos vice-presidentes da Fifa.

Depois da reunião, durante uma entrevista coletiva, Valcke e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiram que um Plano B existe caso a greve continue, o que permitiria torcedores chegar ao estádio da abertura no dia 12. Mas não explicaram qual é a alternativa.

Outra preocupação é com os estádios, principalmente com aqueles que não foram plenamente testados, como o próprio Itaquerão.

"Como é que vamos para uma Copa transmitida ao mundo inteiro com um estádio que jamais foi testado em sua total capacidade?", alertou um membro da Fifa da América do Norte. "Em nenhum outro esporte isso seria permitido e quero saber quem é que será responsável se um acidente ocorrer."


Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/para-dirigentes-da-fifa-pais-nao-esta-pronto-para-copa-2

  • Publicações38
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-dirigentes-da-fifa-pais-nao-esta-pronto-para-copa/122874724

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho a impressão que a situação caótica em que se encontra o país será desnuda aos olhos do mundo. continuar lendo

Sem entrar no mérito da questão: quem age no anonimato não merece crédito. SIMPLES ASSIM. continuar lendo

Eu não esperava nada de diferente...
Vai ser o maior fiasco das Copas. continuar lendo

Jean Pires é o "responsável" por esta matéria, para os amigos internautas que exigem a "fonte" para acreditar ser verdadeira ou não. Eu, particularmente, como acompanho de perto quase tudo que a mídia (escrita e televisiva) nacional e internacional confio e acredito ser a mais pura verdade as afirmações citadas. Uma das mais recentes manifestações (negativas) a respeito da "nossa" situação de preparação para a copa foi na Grécia. continuar lendo